Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Carta de Porto Alegre estabelece agenda nacional para fortalecer comunicação pública no Brasil

9° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação teve presença de secretários de todo o país

Publicação:

Carta de Porto Alegre estabelece agenda nacional para fortalecer comunicação pública no Brasil   mar26
Secretário Caio Tomazeli apresentou o Plano de Comunicação para Eventos Extremos e Desastres - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Durante o encerramento do 9º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, foi aprovada, nesta terça-feira (10/3), a Carta de Porto Alegre. O documento apresenta compromissos estratégicos para fortalecer a comunicação pública brasileira e é resultado dos debates realizados no evento, que reuniu secretários estaduais de Comunicação de todo o Brasil.

Entre os compromissos assumidos está a adoção da Cartilha de Boas Práticas para a Publicidade Pública em Ano Eleitoral e diretrizes para:

  • o uso responsável de tecnologias emergentes; 
  • a relação institucional com criadores de conteúdo;
  • e o fortalecimento de estratégias capazes de aproximar a população das políticas públicas por meio de linguagens mais acessíveis.
Secretários apresentam Carta de Porto Alegre   Fórum de Secretarias de Comunicação 2026
Debates realizados nos últimos dois dias resultaram na Carta de Porto Alegre - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Os participantes do fórum também se comprometeram com a ampliação das ações de enfrentamento da desinformação e a valorização do jornalismo profissional como elemento essencial para a qualidade do debate público. A carta incorpora ainda o engajamento nacional das secretarias estaduais na campanha de combate à violência contra a mulher, ampliando o alcance de iniciativas de conscientização e proteção de direitos por meio das estruturas de comunicação dos governos.

Plano de Comunicação para Eventos Extremos e Desastres

Ainda nesta terça-feira (10/3), o secretário de Comunicação do Rio Grande do Sul, Caio Tomazeli, apresentou o Plano de Comunicação para Eventos Extremos e Desastres. O documento foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul (Secom RS) em parceria com o Grupo de Pesquisa Cuidar_Com, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

"O plano aprimora a nossa forma de nos comunicarmos com a sociedade diante de eventos adversos e contribui para que a população esteja mais preparada para enfrentar esse tipo de situação. Não se trata apenas de informar, mas de reduzir danos e preservar a autoridade institucional do Estado. É com estratégia orientada e estruturada que enfrentamos situações desafiadoras como a de 2024", ressaltou Tomazeli, em referência às enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul.

Tomazeli   Carta de Porto Alegre estabelece agenda nacional para fortalecer comunicação pública no Brasil mar26
"É com estratégia orientada e estruturada que enfrentamos situações desafiadoras como a de 2024", disse Tomazeli - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Dois dias de programação

O fórum, que começou na segunda-feira (9/3) e se encerrou nesta terça (10/3), foi organizado pela Secom RS e pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom).

No primeiro dia, foram abordadas as restrições legais à publicidade institucional em ano eleitoral, o marketing de influência, a capacitação em comunicação pública e os impactos sociais da inteligência artificial. A Secretaria de Comunicação do Rio de Janeiro apresentou, ainda, o case da megaoperação policial no Complexo da Penha e do Alemão, de outubro de 2025.

No segundo dia, além da apresentação do Plano de Comunicação para Eventos Extremos e Desastres e da aprovação da Carta de Porto Alegre, houve palestra sobre a plataforma Kwai e apresentação da Campanha do CNSecom de Combate à Violência Contra a Mulher. Ao final do encontro, os participantes aprovaram a Carta de Porto Alegre, reunindo as principais conclusões da edição.

Texto e edição: Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul