Secom coordena força-tarefa para cobertura da atuação do Estado durante evento meteorológico
A secretaria mobilizou cerca de 40 profissionais de diferentes pastas para acompanhar a atuação dos seis Gabinetes de Crise
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A Secretaria de Comunicação (Secom) coordenou uma força-tarefa para cobertura jornalística da atuação do governo do Estado frente ao evento meteorológico do último fim de semana, especialmente entre sábado (28/6) e domingo (29/6). A pasta mobilizou cerca de 40 profissionais de diferentes pastas para acompanhar, em tempo real, as ações de preparação e resposta adotadas pelo Executivo estadual nos seis Gabinetes de Crise instalados na capital e no interior do Estado. As equipes tiveram apoio de retaguarda de colegas que atuaram de Porto Alegre, na organização, logística e suporte.
Equipes de comunicação de diferentes secretarias foram enviadas para os cinco gabinetes regionalizados instituídos nas cidades de Lajeado, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí, Santa Cruz do Sul e Torres. Esses postos foram criados para coordenar as ações de emergência nas áreas impactadas pelas chuvas, a partir do gabinete estratégico montado em Porto Alegre.

Olhar atento às ações nas diferentes cidades
A força-tarefa foi responsável por garantir que a comunicação dessas ações chegasse rapidamente à população. Nessas localidades, jornalistas e profissionais de imagem realizaram entrevistas, documentaram os trabalhos das forças de segurança e da Defesa Civil e acompanharam de perto as reuniões de alinhamento nos gabinetes.
Além de produzir matérias jornalísticas, os profissionais também se dedicaram à criação de conteúdos multimídia – como vídeos e fotos –, que foram compartilhados nas redes sociais e no portal oficial do governo. Esses materiais ajudaram a informar a população sobre a mobilização para a retirada de pessoas de áreas de risco, vistorias em pontos críticos e outras ações preventivas. A disseminação rápida e eficiente dessas informações contribuiu para garantir a segurança da população e reduzir o número de incidentes.

Acompanhamento em tempo real das tomadas de decisão
O trabalho de comunicação também foi intensificado em Porto Alegre, onde o governo estadual instituiu um Gabinete Estratégico, na sede da Defesa Civil, a fim de gerenciar as operações. Com foco na transparência das ações e na comunicação das decisões que impactam diretamente a população, a Secom também acompanhou as agendas do governador Eduardo Leite, que participou diretamente das reuniões de alinhamento dos Gabinetes de Crise, tanto na capital como no interior, coordenando os trabalhos.

Apoio à imprensa e às equipes em campo
Ao longo do fim de semana, a população recebeu atualizações constantes sobre a situação, o que foi fundamental para assegurar que as pessoas estivessem preparadas e informadas sobre as medidas de segurança adotadas, demonstrando a importância da comunicação pública no enfrentamento de emergências.
O acompanhamento junto às equipes da Defesa Civil nas cidades do interior e também em Porto Alegre permitiram um suporte para a transmissão rápida do monitoramento e da ações preventivas com maior agilidade. Próximo das ações, o trabalho da equipe de assessores pode também colaborar com maior agilidade com o trabalho dos veículos de imprensa do Estado e também nacionais, que acompanharam a mobilização diante da previsão de fortes chuvas, repercutindo as recomendações das autoridades para as populações em regiões de risco.
Texto: Guilherme Guerra/Estagiário da Secom
Edição: Anderson Machado/Secom