Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Secom coordena força-tarefa para cobertura da atuação do Estado durante evento meteorológico

A secretaria mobilizou cerca de 40 profissionais de diferentes pastas para acompanhar a atuação dos seis Gabinetes de Crise

Publicação:

A foto mostra o repórter cinematográfico Luis André Pinto, um homem de barba e óculos, de pé no primeiro plano à direita. Ele veste uma capa de chuva plástica transparente e calça jeans, e está segurando uma câmera profissional com as duas mãos, apontando-a para longe. Ele está em uma área de terreno irregular, com muitas pedras e terra. No fundo, há uma vasta paisagem montanhosa coberta por densa vegetação verde, sob um céu nublado. Duas pessoas de costas são visíveis ao longe, no meio da vegetação. Uma delas veste o colete com faixa laranja da Defesa Civil. A cena retrata um trabalho de campo na região de Caxias do Sul.
Atuação do repórter fotográfico Luis André Pinto na região de Caxias do Sul - Foto: Bernardo Abbad/Secom

A Secretaria de Comunicação (Secom) coordenou uma força-tarefa para cobertura jornalística da atuação do governo do Estado frente ao evento meteorológico do último fim de semana, especialmente entre sábado (28/6) e domingo (29/6). A pasta mobilizou cerca de 40 profissionais de diferentes pastas para acompanhar, em tempo real, as ações de preparação e resposta adotadas pelo Executivo estadual nos seis Gabinetes de Crise instalados na capital e no interior do Estado. As equipes tiveram apoio de retaguarda de colegas que atuaram de Porto Alegre, na organização, logística e suporte.

Equipes de comunicação de diferentes secretarias foram enviadas para os cinco gabinetes regionalizados instituídos nas cidades de Lajeado, Caxias do Sul, São Sebastião do Caí, Santa Cruz do Sul e Torres. Esses postos foram criados para coordenar as ações de emergência nas áreas impactadas pelas chuvas, a partir do gabinete estratégico montado em Porto Alegre.

A foto mostra a repórter Bibiana Dihl à esquerda, uma mulher de óculos com armação clara e um cachecol branco com bolinhas pretas e detalhes coloridos. Ela veste um casaco preto acolchoado e olha atentamente para o lado direito. Ao seu lado, um integrante do Gabinete de Crise da Defesa Civil em Santa Cruz do Sul, um homem careca de óculos de sol, trajando um casaco laranja e azul e com um crachá pendurado, fala em sua direção. Eles estão em um ambiente externo com um rio de águas turvas ao fundo e uma estrutura de concreto submersa. Árvores e vegetação densa completam o plano de fundo.
Atuação da repórter Bibiana Dihl na região de Santa Cruz do Sul - Foto: Igor de Almeida/Ascom Sema

Olhar atento às ações nas diferentes cidades

A força-tarefa foi responsável por garantir que a comunicação dessas ações chegasse rapidamente à população. Nessas localidades, jornalistas e profissionais de imagem realizaram entrevistas, documentaram os trabalhos das forças de segurança e da Defesa Civil e acompanharam de perto as reuniões de alinhamento nos gabinetes.

Além de produzir matérias jornalísticas, os profissionais também se dedicaram à criação de conteúdos multimídia – como vídeos e fotos –, que foram compartilhados nas redes sociais e no portal oficial do governo. Esses materiais ajudaram a informar a população sobre a mobilização para a retirada de pessoas de áreas de risco, vistorias em pontos críticos e outras ações preventivas. A disseminação rápida e eficiente dessas informações contribuiu para garantir a segurança da população e reduzir o número de incidentes.

A foto mostra o repórter Thales Moreira de pé em um ambiente interno, em um centro de operações no Vale do Taquari. Ele é um homem de cabelo cacheado e óculos, vestindo uma jaqueta preta sobre uma camiseta verde oliva e segurando um celular na mão direita. Um crachá está pendurado em seu pescoço. À sua frente, algumas pessoas estão sentadas de costas, prestando atenção à sua fala ou apresentação. Ao fundo, uma lousa branca exibe um mapa, e um grande monitor de TV está pendurado na parede. No topo, uma placa verde indica uma saída de emergência.
Atuação do repórter Thales Moreira no Vale do Taquari - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Acompanhamento em tempo real das tomadas de decisão

O trabalho de comunicação também foi intensificado em Porto Alegre, onde o governo estadual instituiu um Gabinete Estratégico, na sede da Defesa Civil, a fim de gerenciar as operações. Com foco na transparência das ações e na comunicação das decisões que impactam diretamente a população, a Secom também acompanhou as agendas do governador Eduardo Leite, que participou diretamente das reuniões de alinhamento dos Gabinetes de Crise, tanto na capital como no interior, coordenando os trabalhos.

A foto exibe um grupo de cinco pessoas em uma sala de escritório com paredes brancas. O repórter Daniel Marcilio em pé, cercado pelas outras pessoas. Ele é um homem barbudo com óculos, camisa xadrez e casaco escuro segura um celular. Ao seu lado direito há uma mulher. Ao lado esquerdo, estão outros três homens. Eles vestem camisetas laranjas e azuis, semelhantes a uniformes. Ao fundo, há uma mesa com papéis e, na parede, um emblema circular e um quadro branco com anotações. A cena sugere uma reunião de trabalho.
Atuação do repórter Daniel Marcilio na região do Litoral Norte - Foto: Paulo Garcia/Ascom PGE

Apoio à imprensa e às equipes em campo

Ao longo do fim de semana, a população recebeu atualizações constantes sobre a situação, o que foi fundamental para assegurar que as pessoas estivessem preparadas e informadas sobre as medidas de segurança adotadas, demonstrando a importância da comunicação pública no enfrentamento de emergências.

O acompanhamento junto às equipes da Defesa Civil nas cidades do interior e também em Porto Alegre permitiram um suporte para a transmissão rápida do monitoramento e da ações preventivas com maior agilidade. Próximo das ações, o trabalho da equipe de assessores pode também colaborar com maior agilidade com o trabalho dos veículos de imprensa do Estado e também nacionais, que acompanharam a mobilização diante da previsão de fortes chuvas, repercutindo as recomendações das autoridades para as populações em regiões de risco.

Texto: Guilherme Guerra/Estagiário da Secom
Edição: Anderson Machado/Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul