Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

TVE se consolida como emissora oficial do Carnaval de Porto Alegre

Publicação:

Um operador de vídeo de perfil, mais à direita da imagem, falando ao rádio e monitorando diversas telas e equipamentos na frente dele.
Mais de 80 profissionais e uma estrutura especial garantiram a cobertura dos desfiles das escolas de samba - Foto: Mauro Nascimento/Secom

A TVE entrou no ritmo do samba e transmitiu, ao vivo, na sexta-feira (23/2) e no sábado (24/2), o desfile das escolas de samba de Porto Alegre, séries Ouro e Prata. Emissora oficial do evento, a TVE possibilitou que milhares de telespectadores sentissem a animação do Complexo Cultural do Porto Seco, zona norte da capital. Vinculada à Secretaria de Comunicação (Secom), a emissora vem se consolidando como a única televisão de sinal aberto a exibir o evento ao vivo.

A transmissão mobilizou mais de 80 profissionais e contou com uma estrutura especial para realizar a cobertura completa dos desfiles. O estúdio da emissora foi instalado no fim da passarela, onde apresentadores e comentaristas fizeram a narração do evento. Além de entreter, a transmissão contribuiu para promover a cultura local e celebrar um pouco mais o Carnaval de Porto Alegre.

Imagem do carnavalesco e artista plástico Guaraci Feijó sentado em uma cadeira nos estúdios da TVE no sambódromo com fones de ouvido e microfone na mão fazendo comentários a respeito da transmissão.
O carnavalesco e artista plástico Guaraci Feijó colaborou como comentarista na transmissão da TVE - Foto: Mauro Nascimento/Secom

À medida que as escolas passavam pela avenida, os narradores apresentavam as principais informações sobre enredo, fantasias, carros alegóricos e história de cada agremiação. Ao final de cada desfile, os carnavalescos de cada escola eram levados ao estúdio para serem entrevistados ao vivo.

Nada passou despercebido no corredor da folia. Além das atrações de maior destaque, questões de diversidade e inclusão também receberam atenção. A TVE procurou mostrar, por exemplo, a participação de pessoas com deficiência, que também foram incluídas na festa.

A secretária da Cultura, Beatriz Araújo, que também desfilou no carnaval deste ano, comentou a participação do Estado no evento e a importância da transmissão pela TVE. “É muito importante que uma TV pública ofereça esse acesso à cultura. O alcance do carnaval se torna muito maior e quem está longe também consegue curtir a festa. Os registros históricos do carnaval são outro fator relevante, porque marcam um determinado período, por isso, a presença da TVE também busca gravar essa memória para a posteridade”, ressaltou. 

“Este trabalho amplia a visibilidade do carnaval e presta um serviço à sociedade gaúcha”, reforçou o diretor da TVE, Caio Klein. Ele descreveu, ainda, toda a estrutura que foi preparada para a veiculação. “Estamos com uma grande estrutura: unidade móvel, estúdio, dez câmeras, drone, grua e uma câmera que entra dentro da bateria para captar os detalhes. O trabalho de reportagem também é muito importante, atuando na largada e na dispersão, culminando com as entrevistas, que trazem os destaques de cada escola, complementando a transmissão”, detalhou.

Além dos profissionais escalados para a avenida, técnicos também trabalharam na sede da emissora, preparando materiais para os telejornais e programas da TVE que serão exibidos ao longo desta semana.

A cobertura da TVE foi realizada em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e contou também com o apoio de empresas parceiras.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul