Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projetos Digitais

Os projetos digitais desenvolvidos pela Diretoria de Comunicação Digital buscam construir relacionamentos colaborativos e aproximar cada vez mais cidadãos e governo. Com a inserção do Estado no aplicativo Colab.re, a reestruturação dos Dados RS (em parceria com a Casa Civil, FEE e PROCERGS), e a implantação da ouvidoria do Estado no Facebook,  criam-se novas ferramentas para expandir diálogo e fomentar a inovação no Estado.

OUVIDORIA FACEBOOK

Desde 2015, a página do Facebook do Governo do Estado do Rio Grande do Sul conta com um aba referente a Ouvidoria-Geral do Estado. Facilitando o registro de denúncias e sugestões, a aba proporciona um processo simplificado para o cidadão e reforça as prioridades em transparência e prestação de serviço. 

O aplicativo da ouvidoria utiliza dados nativos do perfil do usuário que, ao aceitar a aplicação em sua conta, pode preencher um formulário online que é interligado com o sistema da Ouvidoria do Estado. Funcionando da mesma forma que a ferramenta no portal oficial, o aplicativo gera um protocolo de atendimento e todo o acompanhamento pode ser feito por meio do e-mail cadastrado na conta do Facebook (ou, em alguns casos, pelo número de celular).

COLAB.RE

O Colab.re, um dos mais premiados apps de participação popular do mundo, será implantado pela Diretoria de Comunicação Digital no Rio Grande do Sul. Ação pioneira entre os estados do Brasil. Tem como objetivo mapear, de forma colaborativa, as necessidades de cada região do Estado. Com participação do cidadão, é possível entender as demandas e buscar soluções que possam ser construídas por todos. 

DADOS RS

Em parceria com a Casa Civil, PROCERGS e FEE, a Diretoria está retomando o projeto de Dados Abertos do Rio Grande do Sul. O portal disponibilizará arquivos abertos para reutilização e criação de soluções colaborativas (aplicativos, portais, sistemas, entre outros), auxiliando na gestão pública, análise estatísticas e tomada de decisões. 

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul