Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Comunicação tem novo comando após mudanças no secretariado

Publicação:

Ex-diretora-geral da pasta, a jornalista Isara Marques assume como secretária de Comunicação
Ex-diretora-geral da pasta, a jornalista Isara Marques assume como secretária de Comunicação - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A Secretaria de Comunicação tem novo comando com as mudanças no secretariado anunciadas pelo governador José Ivo Sartori nessa quinta-feira (5). A ex-diretora-geral da pasta, Isara Marques, assumiu como secretária e o atual diretor de Publicidade, Tiago Dimer, incorporou o cargo de secretário adjunto. As trocas no quadro de governo ocorrem porque os titulares que ocupavam os cargos até então se desvincularam para concorrer às eleições de outubro.

Ex-diretora-geral da pasta, a jornalista Isara Marques assume como secretária de Comunicação
Ex-diretora-geral da pasta, a jornalista Isara Marques assume como secretária de Comunicação - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
As mudanças foram na Casa Civil e nas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), da Fazenda (Sefaz), da Comunicação (Secom), do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedect), da Saúde (SES) e de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH). O novo secretário-chefe da Casa Civil é Cleber Benvegnú, antes titular de Comunicação, que assume no lugar de Fábio Branco. O secretário adjunto será João Carlos Mocellin, então chefe de Gabinete do governador.

Novo secretário adjunto, Tiago Dimer permanece como diretor de Publicidade
Novo secretário adjunto, Tiago Dimer permanece como diretor de Publicidade - Foto: Divulgação

Em quatro pastas, os adjuntos viraram titulares: no Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa assume no lugar de Carlos Búrigo; no Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana substitui Márcio Biolchi; na Saúde, Francisco Paz vai para o cargo de João Gabbardo dos Reis; e na Fazenda, Luiz Antônio Bins fica na vaga de Giovani Feltes de forma interina. Melissa Custódio, que era chefe de Gabinete de Búrigo, agora é adjunta da SPGG.

Na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, Sandro Boka vai ficar interinamente no lugar de Fabiano Pereira. Sartori também anunciou Urbano Schmitt como novo presidente da CEEE, no lugar de Paulo de Tarso Pinheiro Machado, e Iberê Orsi na presidência na Emater, substituindo Clair Tomé Kuhn.

Veja mais fotos dos novos secretários

Novos desafios

Ao fazer o anúncio na ala residencial do Piratini, Sartori agradeceu o trabalho feito pelos profissionais que até hoje estavam no governo e disse o que os desafios não vão parar. "Quem está chegando ou assumindo um novo posto vai dar continuidade às mudanças e transformações que fizemos até aqui. E também precisa apresentar novas propostas. A nossa equipe fez, de forma pioneira no país, mudanças estruturais de extrema importância e até difíceis de explicar, mas tudo para colocar o Rio Grande do Sul em ordem. E isso tem que continuar. Não vamos parar porque estamos em ano eleitoral".

Benvegnú comentou o novo desafio e reafirmou a posição do governador. "Em nove meses dá pra fazer muita coisa, o Estado ainda precisa de muita modificação. Seguimos arrumando a casa em busca do equilíbrio financeiro e chegou a hora também de falar um pouco de futuro, do desenvolvimento do Estado. Fazer uma discussão maior sobre o que vem pela frente e o planejamento do Estado. Este é o pedido do governador: 2018 não é um ano morto. Temos que fazer ativismo".

Secretários Benvegnú (Casa Civil), Schirmer (Segurança) e Pellini (Ambiente) compõem nova coordenação de governo
Secretários Benvegnú (Casa Civil), Schirmer (Segurança) e Pellini (Ambiente) compõem nova coordenação de governo - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Outras mudanças já tinham sido confirmadas: na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Odacir Klein substituiu Ernani Polo; na dos Transportes, Humberto Canuso assumiu no lugar de Pedro Westphalen; e na Secretaria de Minas e Energia (SME), Suzana Kakuta foi nomeada para a vaga de Artur Lemos. O Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPE) está sob a presidência de José Guilherme Kliemann.

Novos secretários

Casa Civil
Secretário: Cleber Benvegnú 
Adjunto: João Carlos Mocellin

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Secretário: Josué Barbosa
Adjunta: Melissa Custódio

Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Secretário: Evandro Fontana

Saúde 
Secretário: Francisco Paz

Chefe de Gabinete
Secretário: Idenir Cechin

Comunicação 
Secretária: Isara Marques 
Adjunto: Tiago Dimer

Interinos

Fazenda
Secretário: Luiz Antônio Bins

Obras
Secretário: Sandro Boka

Mudanças já anunciadas

• Agricultura: Odacir Klein
• Transportes: Humberto Canuso
• Minas e Energia: Suzana Kakuta

Seguem na equipe

• Procurador-Geral: Euzebio Ruschel 
• Segurança: Cezar Schirmer
• Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Ana Maria Pellini
• Cultura, Turismo, Esporte e Lazer: Victor Hugo
• Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos: Maria Helena Sartori
• Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo: Tarcisio Minetto
• Educação: Ronald Krumennauer 
• Modernização Administrativa: Raffaele Di Cameli 
• Casa Militar: Coronel Alexandre Martins

Coordenação de governo

- Cezar Schirmer
- Cleber Benvegnú 
- Ana Pellini

Mudanças em instituições de governo

• CEEE: Urbano Schmitt
• Emater: Iberê Orsi 
• IPE: José Kliemann (já anunciado)

Texto: Vanessa Felippe
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul